É só chegar o fim do ano, e os colegas do mais inóspito ambiente de trabalho (ok, muitas vezes, são os funcionários do RH mesmo) começam a se mobilizar para organizar a brincadeira mais chata e inconveniente que a humanidade já inventou: o Amigo Secreto (Amigo Oculto, no Rio). Coerente com o clima de renovação das esperanças do fim do ano, só ele é capaz de mostrar os sentimentos mais profundos do ser humano: egoísmo, sovinice, rancor, mau gosto e maldade mesmo.
Não importa a origem (se quiser saber a história, vá para a Wikipédia), a certeza é que a brincadeira tem esse nome porque dá vontade de tornar secreta a amizade com a pessoa que a propõe. E sempre tem alguém para isso. Segue aqui uma lista de sugestões para garantir o fiasco do seu evento de fim de ano. Só assim, ninguém mais dará essa ideia novamente no ano que vem.
(Em breve, ensinaremos como acabar com o bolão de Mega-Sena da firma, outra praga, da qual você só participa para não correr o risco de ser o(a) único(a) a não ficar rico(a) e ir trabalhar sozinho(a) na segunda-feira.)
1) Faça um muxoxo logo depois que tirar o nome do seu "amigo".
2) Peça em voz alta para trocar a pessoa sorteada.
3) Reclame do valor estipulado, dizendo ser alto, depois que todos já tiverem sorteado seus "amigos".
4) Use o momento do discurso para desabafar e falar mal do chefe e da empresa. Afinal, o momento é de confraternização, não?
5) Dê meias.
6) Dê cuecas.
7) Dê um bilhete de loteria (só isso) e diga que, se a pessoa tiver sorte, poderá comprar o que ela quiser com o presente.
8) Gaste o mês de dezembro tentando descobrir quem tirou quem, como se você ainda estivesse na quinta série.
9) Esqueça a lista de presentes sugeridos. Você tem personalidade. Se for para encomendar, que a pessoa compre o próprio presente. Dê algo que a sua criatividade mandar, especialmente se tiver tirado uma pessoa da qual você mal saiba o nome. As chances de acerto são enormes.
10) Dê um despertador para aquele colega que sempre se atrasa. Ou para o chefe.
11) Pergunte se alguém quer trocar o presente com você assim que receber e abrir o seu.
12) Use o momento do discurso para pedir demissão. Se todo o resto falhar, você se tornará um mito e terá feito um bem danado a esta empresa, que nunca mais repetirá essa ideia incrível, com trauma "do que ocorreu na festa daquele ano".
Outros posts natalinos:
Feliz árvore da Lagoa, Rio!
Feliz Natal, São Paulo!
Capas de fim de ano: o que querem realmente dizer
Natal é tempo de...
Mais sobre carreiras:
Não fui eu, mas filha número 5 participou de um amigo-oculto na faculdade (estágio da faculdade) em que uma pessoa com VEIA ARTÍSTICA resolveu presentar seu amigo-oculto com uma de suas criações. A obra? Uma tela com as marcas das mãos da autora e alguns rabiscos. E, não, não era uma piada.
ResponderExcluirHahahahaha... Como eu digo, amigo oculto, secreto, ou seja lá qual nome tiver, só traz alegrias às pessoas. Beijos
Excluir